TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Existem vários transtornos de ansiedade; a forma mais comum é o transtorno de ansiedade generalizada, que se caracteriza por uma ansiedade com preocupações excessivas, pervasivas e incontroláveis, acompanhadas por inquietação, fadiga, tensão muscular e perturbações do sono e alimentares. De facto os primeiros sintomas apontados pelos pacientes são somáticos e insónias.

As origens deste transtorno são diversas, desde um acontecimento negativo e stressante que marcou de tal forma o paciente que este mantém as sensações de ansiedade mesmo após o acontecimento ter terminado, agravando cada vez mais os sintomas; uma série de eventos stressantes que levaram o paciente a sentir- se ansioso por um longo período de tempo, de tal forma que as sensações de ansiedade se instalaram de forma definitiva; Traumas resultantes de uma infância atribulada, violenta ou stressante, entre muitas outras causas possíveis.

As causas deste transtorno podem também ser biológicas, desequilíbrios hormonais (nomeadamente no cortisol) e problemas intestinais ( nomeadamente uma maior sensibilidade da parede intestinal). Este transtorno, além de provocar sintomas emocionais desgastantes e limitadores, que colocam o bem estar, social, familiar e laboral do paciente, em causa, manifesta-se também com sintomas físicos: alteração de peso, frequência cardíaca aumentada, sudorese em excesso, ruborização em excesso, dores de cabeça, dores musculares, entre muitos outros.

A hipnose clínica actua sobre este transtorno de várias formas; o mais importante é ensinar o paciente sentir-se relaxado; a ansiedade é uma sensação incompatível com outras sensações, como por exemplo a fome, a sede , a excitação sexual e o relaxamento, ou seja, é fisiologicamente impossível, que alguém num estado de relaxamento se sinta ansioso; assim dado que a hipnose é por si só um estado de relaxamento induzido, o paciente consegue voltar a experienciar momentos de relaxamento, que ao longo do tempo de vão tornando cada vez mais frequentes e prolongados, substituindo definitivamente a as sensações de ansiedade desproporcionais, que antes sentia.

Através da hipnoanálise, o paciente pode também descobrir a verdadeira causa do seu transtorno, podendo desta forma resolver as questões emocionais subjacente.