TERRORES NOTURNOS
TERRORES NOTURNOS
Os terrores noturnos são considerados uma parasónia e são totalmente distintos dos pesadelos pois acorrem noutra fase do sono. Vários estudos de sono, prevêm que a sua origem possa estar no aumento anormal da actividade cerebral, na mudança das ondas lentas da fase 4 do sono para o sono REM.
Esta condição pode ocorrer em todas as faixas etárias e surgir em qualquer idade, apesar de se verificarem mais, em crianças dos 3 aos 5 anos de idade e podem ter a duração de 5 a 20 minutos. Os sintomas mais comuns são: um medo ou terror que ocorre durante a noite; gritar, chorar, gemer enquanto dorme ou mesmo depois de acordar; transpirar em demasia; amnésia parcial do episódio, restando sensações e imagens assustadoras mas que o paciente não consegue explicar; Batimentos cardíacos acelerados; o paciente acorda cansado e confuso, podendo manter estas sensações até cerca do meio dia.
As causas dos terrores noturnos são de fórum emocional, normalmente associadas a medos, ou pela exposição a cenas de violência ( tv, jogos, discussões, etc); na idade adulta originadas muitas vezes por: ansiedade, stress, álcool, medicamentos, excesso de cansaço ou outras doenças.
A hipnose clínica, numa primeira fase, repõe a actividade cerebral na fase em que ocorrem os episódios, numa segunda fase trata as causas subjacentes, para que esta condição não reincida.