STRESS

O stress é um termo bem conhecido, e provavelmente todo o ser humano já experimentou em alguma altura da sua vida uma sensação de stress, mas apesar de ser um conceito universalmente conhecido, não existe uma definição consensual na literatura sobre o que é efectivamente o stress, na verdade existem várias definições deste problema que causa, cada vez mais, danos físicos e mentais muito graves.

O stress assume várias formas, causa vários sintomas e pode ser desencadeado por diversos factores, cada paciente sente o stress de uma forma muito pessoal e por isso cada paciente tem a sua própria definição de stress, como tal deve ser também tratado de forma pessoal e individual pelo seu terapeuta.

Contudo parecem existir vários pontos comuns à grande maioria dos pacientes:

- Fácil irritabilidade;

- Falta de concentração;

-Dificuldades em dormir;

- Explosões de raiva e ou choro;

- Sentimentos de fraqueza;

- Sentir que não consegue fazer nada do que supostamente teria que fazer;

- Sentir que perde o controlo da sua vida, mesmo quando, constantemente se esforça por manter o controlo;

Estes sentimentos, podem ser acompanhados por sintomas físicos:

- Aumento ou diminuição do apetite;

- Aumento da frequência cardíaca, podendo ter palpitações e ou taquicardia;

- Aumento da sudorese;

- Dores de cabeça;

- Dores no corpo;

- Aumento da pressão arterial;

Estes sintomas, quando mantidos por longos períodos de tempo, podem levar o paciente a desenvolver doenças mais graves, como por exemplo:

- Depressão;

- Transtorno de ansiedade;

- AVC,

- Ataque cardíaco;

A hipnose clínica tem-se demonstrado muito eficaz no tratamento do stress; Primeiro pela identificação dos factores stressantes e numa segunda fase pela aprendizagem de técnicas de controle dos sintomas;