Ansiedade | Hipnose

27-06-2021

Hipnose / Ansiedade

A ansiedade tem cura?
A ansiedade tem tratamento?
A ansiedade pode ser controlada?
São estas as principais perguntas que os meus pacientes me fazem!
Ao que sempre respondo com perguntas
Mas a ansiedade tem que ser curada?
 Mas a ansiedade deve ser curada?
 O que será da sua vida sem ansiedade?
Afinal o que é a ansiedade?
Desde que vivíamos em cavernas até aos tempos modernos, que existe ansiedade dentro de cada ser humano... de onde vem aquilo que dizemos ser a ansiedade?
A ansiedade não é mais do que uma descarga hormonal (Cortisol / Adrenalina) que o nosso cérebro envia ao nosso corpo! O aumento da adrenalina, aumenta o nosso batimento cardíaco para que mais sangue chegue aos nossos músculos, obviamente esta alteração fisiológica aumenta o nosso metabolismo, o que aumenta a nossa temperatura, o que nos faz suar quando nos sentimos ansiosos, ao aumentar a quantidade de sangue bombeado a nossa pressão arterial também aumenta, e por isso nos sentimos tontos e acreditamos muitas vezes que vamos desmaiar, o aumento da adrenalina faz também aumentar os movimentos intestinais, o que nos provoca a conhecida dor de barriga!
Mas afinal porque é que o nosso cérebro age desta forma?
O nosso cérebro reage desta forma, para o dotar de uma maior capacidade física! E porque é que isso é importante? Porque em qualquer situação de perigo, o ser humano tem duas opções LUTAR ou FUGIR! E para ambas precisa que os seus músculos trabalhem mais rapidamente! Precisa que os seus sentidos estejam mais alertas! Para isto é preciso haver mais sangue nas suas células... o que leva ao que expliquei anteriormente! De fato é aquilo a que chamamos de ansiedade que nos permitiu sobreviver até aos dias de hoje enquanto espécie. Dificilmente sobreviveria sem ansiedade! É a sua ansiedade que, em questão de segundos, o faz travar o seu carro a fundo evitando um acidente. Que o faz, em questão de segundos, agarrar o braço do seu filho, quando este repentinamente corre para a estrada. De fato a sua ansiedade existe para o proteger!
Então seja mais gentil com ela...
Ela de fato faz parte de si, ela de fato sempre existiu para o seu bem... não seja ingrato com a sua ansiedade.
 Acolha-a, escute-a, compreenda-a...
Sabe...
Algo errado aconteceu com ela... porque, sem perceber bem porquê, a sua ansiedade começou a trabalhar em situações neutras, situações que racionalmente sabe que não está em perigo... que está seguro... é obvio que a sua ansiedade se descontrolou, que está baralhada, confusa...
MAS TODOS TEMOS O DIREITO DE PASSAR POR FASES MAIS CONTURBADAS, A SUA ANSIEDADE TAMBÉM TEM ESSE DIREITO, SEJA CONDESCENDENTE ... SEJA BONDOSO COM A SUA ANSIEDADE!
Só depois de acolher, de confortar a sua ansiedade, de a compreender, de a escutar, de lhe agradecer, só depois...
Transforme,
Reequilibre,
Controle,
Lembre a sua ansiedade da sua real função... com paciência...com amor...a sua ansiedade é sua...é sua ansiedade é uma parte de si... trate-a com respeito e ela o respeitará.
Parece impossível?
Fale comigo, eu conheço muitas ansiedades, talvez possa aprender a conhecer a sua e o possa ajudar neste processo de reconciliação.

Patrícia Morais - Ansiedade