ENURESE (CRIANÇAS)

ENURESE (CRIANÇAS) 

A enurese é a perda involuntária de urina, e está maioritariamente associada a crianças, que depois da idade convencional de aquisição da continência ( por volta dos 3 anos), mantêm um padrão repetido e involuntário de incontinência.

Na maioria das vezes a enurese é funcional, ou seja, sem causa física, e maioritariamente noturna.

A enurese pode também ter uma causa física, bem como dever-se a um atraso na maturação do sistema nervoso.

Em ambos os casos a hipnose clínica é uma ajuda imprescindível. Tratando-se de enurese funcional, a hipnose facilmente elimina a condição, desbloqueando os factores psicológicos envolvidos ( ansiedade da criança, medo de ser abandonado pelos pais, medo de não ser capaz...). Noutros casos a hipnose pode equilibrar o sistema de alerta noturno da criança, levando-a a despertar de noite quando a sua bexiga ainda não esta completamente cheia, ou até mesmo em casos específicos, alterar a percepção da capacidade da bexiga, pois muitas vezes a criança urina na cama sem ter sequer a bexiga cheia.

Nos casos em que existe uma origem física, a hipnose ajuda a criança a lidar com esta problemática, uma vez que esta condição lhe causa bastantes danos emocionais. Muitas vezes, apesar de existirem causas físicas, a criança que faz hipnose clínica, diminuiu consideravelmente a frequência dos episódios de incontinência.