ATAQUES DE PÂNICO

Os ataques de pânico podem ocorrer de forma isolada ou decorrentes de outra doença (transtorno de ansiedade), em ambos os casos, são episódios assustadores para quem os vive e para quem os assiste e são altamente limitadores.

De uma forma muito simplificada, estes são os passos de um ataque de pânico:

•  O paciente desenvolve uma série de crenças irrealistas sobre determinada situação ou local, o que o mantém num estado de alerta constante, à medida que o seu corpo vai respondendo a este estado de alerta com reacções físicas, como tensão muscular.
  • O paciente começa a desenvolver medos relacionados com essas situações ou locais, e ao longo do tempo, começa a ter medo de ficar com medo "medo do próprio medo", pois sente que não tem controlo sobre aquilo que sente; à medida que o medo aumenta, o corpo intensifica as suas respostas, causando dificuldades em respirar, aumento da frequência cardíaca e aumento da sudorese, elevando ainda mais o medo do paciente.
  • A determinada altura o paciente terá um ataque de pânico, pois esta conjuntura de sintomas leva-o a perder o controle sobre o seu corpo, e o mais certo é dirigir-se às urgências.
  • Cada vez que paciente pensa sobre alguma situação ou se aproxima de um local associado aos seus ataques de pânico, automaticamente reage emocionalmente e fisicamente, provocando um novo ataque de pânico.
  • O paciente passa a evitar qualquer situação ou local que lhe possa provocar um ataque de pânico.
  • A vida do paciente é totalmente condicionada pelo seu problema!
  • A hipnose clínica tem sobre este tipo de transtorno uma eficácia gigante!
  • Inicialmente, actua no controlo dos sintomas do ataque de pânico, numa segunda fase actua na prevenção do próprio ataque, diminuindo a sua frequência até deixarem de existir, e numa fase final actua sobre a resolução das causas que inicialmente levaram o paciente a desenvolver este transtorno, evitando que num futuro se venha a repetir.